cappuccino

A história do cappuccino

Três partes iguais de café expresso, leite e leite vaporizado. Em alguns casos, como o aqui servido no Trampolim, ele recebe um toque extra de canela ou chocolate para finalizar. Mas você sabe quem criou a receita e a história do cappuccino?

A versão histórica mais aceita

Sua origem remonta o século 17, atribuída ao monge italiano Marco D’Viano, que teve importante papel na resistência cristã contra o avanço islâmico na Europa.

Em 1683, a cidade de Viena estava para cair nas mãos do exército dos turcos muçulmanos porque os comandantes dos exércitos cristãos não se entendiam e dispersavam-se em discussões inúteis e perigosas. Foi então que o papa Inocêncio XI decidiu enviar o italiano Marco na desesperada tentativa de uni-los para combater o inimigo comum.

A sua intervenção foi tão eficaz que os turcos foram expulsos, Viena foi salva e a paz voltou à Europa. Conta-se que os turcos tiveram que deixar em Viena várias sacas de café. O que fazer com ela?

Primeiro, o religioso italiano fez a própria bebida, mas sentindo o seu gosto amargo, resolveu acrescentar leite e mel. A coloração de tons marrons obtida na mistura lembrava a cor do capuz dos monges italianos, os cappa (capuz em Latin). Os monges capuchinhos eram chamados de “Cappuccini” em italiano. Daí a origem do nome.

Uma segunda origem

Esta é versão mais aceita e publicada. No entanto há outras duas variantes para a origem da bebida, segundo especialistas da própria Itália.

A primeira defende que, no ano de abertura do primeiro café na capital austríaca, o frade italiano chegou à corte do imperador Leopoldo I com o típico chapéu marrom claro. E os austríacos teriam feito esta associação à cor da bebida.

A terceira explicação para o nome

Por fim, uma terceira versão diz que o nome do cappuccino deriva simplesmente do efeito do leite branco com o marrom do café ao seu redor.

Na Itália, o cappuccino é servido geralmente no café da manhã. Aqui no Brasil foi incorporado o hábito de acrescentar canela e chocolate à bebida, porém, ambos ingredientes não fazem parte da receita original.

Aqui no Trampolim o cappuccino pode acompanhar nossos bolos, sanduíches e pães. Ele também sempre aparece como benefício em nosso clube de vantagens para os clientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *