Em São Paulo, há diversos lugares que servem bons pratos com falafel, como os restaurantes Le Jazz e Almanara. Aqui no Trampolim Startup Café, Consolação, na região da avenida Paulista, servimos um hambúrguer de falafel bastante procurado pelos clientes. Ele é produzido pela nossa nanofornecedora Alicia Sei, idealizadora e cozinheira na Vicenttina Natural.
Table of Contents
Origem
O falafel é um prato de origem do Oriente Médio que é especialmente popular entre vegetarianos e veganos. É uma combinação de grão de bico (ou fava), ervas, especiarias, cebola e massa.
Qualidades nutricionais
Rico em fibras solúveis e insolúveis, que ajudam muito na saúde intestinal, o grão de bico ajuda a controlar o colesterol e até na perda peso.
A pedido do Blog do Trampolim, Alicia enviou a receita do hambúrguer servido em nosso salão para você, agora, fazer em casa!
Receita
Hambúrguer de falafel
Ingredientes:
- ¾ de xícara de grão-de-bico hidratado por pelo menos 12 horas*
- ½ cebola branca picada
- 2 dentes de alho picado
- 1 colher de sopa de hortelã picada
- 1 colher de sopa de salsa picada
- 1 colher de sopa de gergelim branco
- 1 colher de café de bicarbonato de sódio
- 1 xícara de purê de batata doce
- 1 colher de sobremesa de fécula de batata
- 1 colher de sobremesa de polvilho doce
- 1 colher de chá de sal
- 1 pitada de páprica doce defumada
- 1 pitada de coentro em pó
- 1 pitada de cominho em pó
Modo de preparo:
- 1) Em um processador, colocar o grão-de-bico hidratado, a cebola, o alho, a hortelã, a salsa, o gergelim e o bicarbonato e processar até obter uma mistura homogênea. Reservar.
- 2) Em uma tigela, misturar os demais ingredientes formando uma massa uniforme.
- 3) Incorporar a mistura do processador à da tigela, amassando com as mãos até formar uma massa modelável.
- 4) Dividir a massa em 5 porções iguais (média de 100g) e modelar em um aro ou à mão.
- 5) Aquecer uma frigideira com um fio de azeite, colocar o hambúrguer e deixar cozinhar até formar uma crosta firme. Virar e cozinhar do outro lado, também até formar crosta. Servir imediatamente.
Dica 1: se não for consumir no momento do preparo, modelar os hambúrgueres, colocar em uma assadeira e congelá-los. Depois, basta fazer o passo 5 com ele congelado mesmo. Congelar também facilita no manuseio ao preparar na chapa ou frigideira.
Dica 2: ele também pode ser feito assado. Para isso, deve-se aquecer o forno a 180ºC, untar uma assadeira com azeite ou óleo, colocar os hambúrgueres e assá-los por 10 minutos ou até que esteja ligeiramente corados.
* Este processo de deixar o grão-de-bico de remolho por pelo menos 12 horas faz com que ele hidrate e reduz a quantidade de fatores antinutricionais que são responsáveis pela dificuldade na digestão dos grãos e pela formação de gases intestinais. Esta etapa também viabiliza que ele seja utilizado cru para a preparação da massa, cozinhando-o somente no momento de assar o hambúrguer, com o grão já processado. É recomendável que este remolho seja feito por pelo menos 12 horas, trocando a água de 2 a 4 vezes.
Muito gostoso. Vou fazer. Deve ficar delicioso!
Fica sim, Eduardo!
Posso substituir o purê de batat doce pelo de batata Monalisa?
Oi, Rosana. Sim, pode!