maquina de cafe expresso caseiro

Máquinas de café expresso caseiro: como escolher?

Muitos apaixonados por café não se limitam a provar a bebida apenas em cafeterias, mas querem ter o prazer de tomar um bom expresso (ou espresso) em casa mesmo. Mais quais as melhores máquinas de café expresso caseiro? E como escolher a melhor? O que devo observar?

 

Tipos de máquinas de café expresso caseiro

Primeiramente é fundamental observar em qual o tipo de máquina pretende manipular o seu café. Há 3 tipos:

 

    1. De cápsulas – São daquelas em que não é preciso prática nem tampouco habilidade. É só ligar na tomada, colocar a cápsula comprada em supermercado no compartimento da máquina e apertar o botão para fazer a bebida. Por serem todas automatizadas, você ganha em comodidade, mas perde em controle de como deseja a bebida. As mais comuns são as da Nespresso, porém, as da Dolce Gusto, da Nestlé, ganharam o mercado, mas com tamanhos de cápsulas diferentes.
    2. Automáticas e superautomáticas – Nestas, o volume e a pressão são pré-definidos. A extração sai na medida do planejamento automático. É mais econômica, pratica e segura. Resulta em um café melhor que a de cápsula, e sem a necessidade de ficar preso em comprar as cápsulas. Você pode adquirir o grão que quiser. Algumas marcas mais recomendadas: Saeco, Gaggia, DeLonghi e Iura.
    3. Manual ou semiautomática – Para quem entende e quer fazer o café do seu jeito ou provar de vários jeitos diferentes para sentir a nuances de cada moagem e dosagem, as máquinas manuais ou semiautomáticas são as que mais oferecem recursos e possibilidades. Nelas, você pode colocar a granulação desejada, ajustar o volume do café entregue e a compactação. Marcas: Breville, com moedor acoplado ou sem moedor, DeLongui, Saeco.

 

 

Tamanho da sua máquina

 

Uma vez definido o tipo de máquina que vai querer adquirir, hora de analisar onde irá colocá-la em sua casa. Verificar se volume que sua máquina de expresso ocupa em sua sala ou cozinha parece óbvio, mas muitas pessoas não lembram deste detalhe inicial. Mais: não observam o comprimento dos cabos de alimentação, o que limita o melhor posicionamento no ambiente e faz recorrer a extensões e outros ajustes improvisados.

 

Preço da sua máquina de café expresso caseiro

 

Além do preço final do aparelho, é sempre importante conferir o preço das cápsulas (se for adquirir uma máquina deste tipo). Para os outros modelos, compare seus recursos disponíveis, como o tamanho do reservatório de água, se vem com moedor ou não acomplado, se possui tamper, as possibilidades de regulagens. Tudo pode lhe trazer maior ou menor custo-benefício.

 

Limpeza da sua máquina

 

Sempre leia o manual de sua nova máquina de café antes de comprá-la. Ou veja vídeos tutoriais no YouTube sobre sua manutenção (há vários, acredite). Isso o fará ter a certeza de que comprará uma máquina a qual conseguirá limpar sem muito custo.

 

Depois que comprá-la, não utilize detergentes ou materiais de limpeza abrasivos para limpar a máquina. Sempre limpe o equipamento com pano e escovinha (pode ser um pincel ou até uma escova de dente com cerdas macias), imediatamente depois de utilizá-lo.

 

Quer saber mais sobre café? Confira nossos outros posts:

Principais grãos para um bom café:

Os principais grãos para um bom café – Trampolim Startup Café (cafetrampolim.com.br)

Guia prático sobre moedores de café

Moedor de café: um guia prático – Trampolim Startup Café (cafetrampolim.com.br)

Receita de bolo de café

RECEITA DE BOLO DE CAFÉ – Trampolim Startup Café (cafetrampolim.com.br)

 

Conheça mais sobre o nosso café:

Estadão

Mais que café, Trampolim é como hub para empreendedor – Geral – Estadão (estadao.com.br)

Portal Aberje

Trampolim Startup Café da Accor oferece um salto na vida e nos negócios | Portal Aberje

Projeto Draft

Não parece, mas dentro deste hotel fica o Trampolim Startup Café, que acolhe nano empreendedores (projetodraft.com)

Saiba o que falam do nosso café no TripAdvisor:

TRAMPOLIM STARTUP CAFÉ, São Paulo – Comentários de restaurantes – Tripadvisor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *