churros mania nacional

Churros, uma mania nacional Quente, perfumado e saboroso, o churro aportou em São Paulo nos anos 1960, pelas mãos de espanhóis, e se difundiu pela cidade transformando-se em um doce paulistano

Churros é uma mania nacional. Antes restrito aos carrinhos espalhados pelas esquinas da cidade, nos últimos anos migrou para os restaurantes, ganhou variações e acompanhamentos e virou um parceiro também de uma boa xícara de café.

 

Neste post vamos conhecer:

  • A origem dos churros
  • Churros pelo mundo e no Brasil
  • Nossa torta de churros do Trampolim

 

A origem dos churros

Não se sabe exatamente quando esta massinha frita em forma cilíndrica, crocante por fora, macia por dentro e coberta de açúcar e canela, surgiu na culinária mundial. Há uma teoria de que foi trazida da China por navegantes portugueses no século XVI. Eles teriam acrescentado açúcar à massa e expandido a pequena delícia pela península ibérica. Há ainda quem creia que o churro seja de origem árabe, povo que também esteve presente em Portugal e Espanha durante séculos. A versão mais difundida, porém, afirma que o churro nasceu mesmo na Espanha, entre pastores de rebanhos de uma antiga raça ibérica de ovelhas, a churra (daí o nome), que fritavam a massa em pequenas fogueiras enquanto tomavam conta dos animais que pastavam.

O certo é que o doce ficou de fato como uma criação dos espanhóis, que os servem logo pela manhã e não como sobremesa. Um dos pontos mais tradicionais é a Chocolatería San Ginés, um café em Madri que, desde 1894, oferece os tradicionais churros mergulhados em xícaras de chocolate quente.

O tradicional churros espanhol

Churros pelo mundo e no Brasil

Foi assim, em formato comprido e ranhuras laterais que lhe conferem o desenho de estrela quando mordido, que o doce foi levado para muitos cantos do mundo. No Brasil, fez sucesso sua versão recheada com doce de leite, bastante prática para ser consumida nas ruas e parques das cidades. Com o passar dos anos, os sabores de recheios se multiplicaram, assim como a paixão do brasileiro por esse doce especial.  E então o churro virou bolo, sorvete e torta – como a tradicional Torta de Churros do Trampolim Café!

Nossa torta de churros do Trampolim

 Assim como os churros, nossa torta tem todos os sabores do doce tradicional e o inconfundível perfume de canela. Uma tentação para acompanhar o café a qualquer hora do dia. Se você está na região da Paulista/Consolação, dê um pulo no Trampolim Startup Café.

Torta de churros do Café Trampolim, na Consolação, em São Paulo

Estamos te esperando!

Confira nosso cardápio

Gosta de doces? Então leia mais:

Receita de bolo de café

Sobre o Trampolim

O Trampolim Startup Café é um espaço democrático voltado à gastronomia, sim, mas também aos eventos literários e sociais. Sua mão-de-obra é formada por pessoas em situação de vulnerabilidade social e jovens aprendizes. Também funciona como coworking, no apoio a pequenos empreendedores em busca de seu salto profissional. Durante os meses de abril e maio de 2021, nosso restaurante atende para almoço e jantar no sistema de delivery pelo IFood e Rappi. Para pessoas que moram ou trabalham a 800m do nosso espaço, entregamos com equipe própria, mas os pedidos precisam ser feitos pelo nosso Instagram ou WhatsApp. Acesso aos canais se encontra em nosso site: cafetrampolim.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *