São 8h no Jardim Vera Cruz, extremo sul da cidade de São Paulo. Josiane Macedo Dias prepara a massa do pão e, aos poucos, acrescenta o alecrim, o orégano e o manjericão, cultivados em uma horta orgânica da periferia da Zona Sul.
É nesta mesma região que suas três auxiliares moram. Juntas, as quatro mulheres produzem mil pães de ervas por dia, além de bolos e outros pães. É da venda deles que sai a renda para alimentar todos os integrantes das famílias delas, e também a dos produtores da região.
Um dos compradores do pão de ervas da Josi é o Trampolim Startup Café, nossa cafeteria na Consolação, região central da cidade. Assim, além de distribuir renda, o café ajuda seus nanofornecedores a viabilizar seus próprios negócios, crescendo e gerando empregos em seus bairros na periferia.
Há alguns anos, Josi chegou lá. Montou a Chocolight, que trabalha com encomendas para comer em casa, atende festas e eventos.
Vende muitos bolos e, claro, o pãozinho de ervas, que agora você pode preparar em casa, com a receita abaixo. Uma boa dica para o café da manhã ou chá da tarde.
PÃO DE ERVAS
- 1 xícara de leite quente
- 3 cebolas médias
- 1 xícara de óleo
- 1 colher (sopa) rasa de açúcar
- 1 maço de salsa e cebolinha
- 2 colheres (café) de orégano
- 3 ramos de manjericão fresco
- 1 ramo de alecrim
- 3 dentes de alho
- 3 ovos inteiros
- 2 colheres (sopa) de sal
- 3 tabletes de fermento biológico fresco ou 15 gramas de fermento biológico seco
- 1 kg (aproximadamente) de farinha de trigo, se precisar de mais, adicione aos poucos
- 1 gema batida com 1 colher de shoyo para pincelar
MODO DE PREPARO
Em um liquidificador, bata o leite quente com as cebolas cortadas em pedaços. Em seguida, acrescente os outros ingredientes (nesta sequência: o óleo, o açúcar, a salsa, a cebolinha, o orégano, o manjericão, o alecrim, os dentes de alho, os ovos inteiros e o fermento), batendo sempre a cada ingrediente colocado no liquidificador para que fique bem homogêneo.
Em uma tigela grande, despeje o conteúdo da mistura batida no liquidificador. Aos poucos, adicione a farinha de trigo, incorporando até ficar uma massa. Sove a massa com as mãos até soltar dos dedos. Se precisar, coloque mais farinha. Reserve e deixe descansando até dobrar de tamanho (cerca de 20 minutos).
Em seguida, faça pequenas bolinhas (que caibam na palma de sua mão) e as disponha em uma assadeira untada com óleo. Deixe descansar mais 60 minutos. Em seguida, pincele os pãezinhos com a mistura da gema batida com shoyo. Se preferir, pincele apenas com a gema batida. Leve ao forno a 180° C por cerca de 20 minutos para assar. Retire e sirva.
Confira o Facebook da Josi para encomendas: