O sonho de ser mãe é maravilhoso, e o de empreendedora também. E milhões de mulheres não estão sozinhas nesta jornada para empreederem. No Brasil, mais da metade das mulheres que têm filhos também trabalha, segundo o IBGE.
Porém, 30% das mulheres ainda deixam o mercado de trabalho para cuidar dos filhos, de acordo com levantamento feito pela Catho. Entre os homens, essa proporção é quatro vezes menor, de 7%.
É importante entender que não é preciso escolher entre a carreira e as crianças, sendo possível equilibrar essas duas vocações e fazer tudo o que mais gosta. Há hoje diversas ferramentas para ajudar que isso aconteça, até mesmo de forma online e sem sair de casa, dando mais flexibilidade.
Reunimos a seguir 5 caminhos para te ajudar:
Table of Contents
Marketplaces digitais para empreendedoras de decoração e artesanato
Sites para construir conteúdos e dar aulas online
Aplicativos para serviços de moda e beleza
Startup de delivery para entrega de alimentos para quem faz comida em casa e não tem restaurante
Aplicativo de mobilidade para bairros em regiões periféricas de São Paulo
ARTESÃS E DECORADORAS
Se você entende de decoração, produz artesanatos ou faz brindes por encomenda, há aplicativos e sites que conectam profissionais destas e outras áreas com os consumidores, e você pode captar serviços de encomendas sem precisar sair de casa. Uma delas é a Get Ninjas. Basta de cadastrar e toda a mediação é feita pela plataforma e/ou pelo WhatsApp.
Para quem é artesã e possui produtos ou peças próprias, outra opção é a Elo7, um marketplace onde você pode deixar em exposição suas peças à venda e as pessoas podem comprar de maneira online.
PROFESSORAS E CONSULTORAS
Para dar aulas de música, fazer algum tipo de consultoria ou coaching, ministrar aulas de ginástica e meditação há diversas plataformas online, nas quais você se cadastra e pode organizar aulas. Depois é só chamar seus interessados via redes sociais e outros canais digitais de preferência.
Uma delas é a Hotmart Club. Outra é a Udemy
MODA E BELEZA
Para mães que trabalham com beleza e moda, há muitos aplicativos que agendam a visita de profissionais em casa para atividades como manicure, cabeleireiro e pedicure.
Exemplos:
GASTRONOMIA E FOOD SERVICE
Para quem tem um pequeno restaurante aberto ou as chamadas dark kitchens é possível vender delivery, usando a logística de entrega do Ifood, Rappi, UberEats. Mas e para quem faz comida em casa, como lanches e marmitas para venda externa?
Uma solução é a Eats For You, um marketplace mobile de refeições caseiras, recém-aportado ao Brasil. Atende, por enquanto, as regiões Alphaville Barueri/SP, Av. Paulista/SP, Av. Faria Lima/SP, Av. Berrini/SP e Cuiabá/MT.
Conecta famílias que amam cozinhar e que buscam uma renda extra ou principal, a pessoas que desejam comer na hora do almoço uma comida feita com muito carinho, a um preço justo.
Outras opções para empreendedoras de restaurantes pequenos em cidades do interior:
https://site.hamgo.com.br/empresas/
TRANSPORTE E MOBILIDADE
Muitas mães motoristas conhecem o Uber, Cabify e 99 Táxis. Mas nem sempre esses prestadores de serviço conseguem atender os bairros mais distantes dos grandes centros. Por isso, iniciativas como a da Jaubra são fundamentais para garantir acesso à mobilidade e promover impacto social.
A empresa mostra que é possível conciliar tecnologia e atendimento personalizado, mantendo uma alternativa para pessoas com dificuldade de leitura, através do atendimento por WhatsApp e por meio de uma central telefônica.
Por Eduardo Merli